Visitas Monitoradas pelo Google!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

LANÇAMENTO DO CD DO CORDELISTA JOSÉ ACACI



SOBRE O SHOW

O show de lançamento do cd Do Cordel à Embolada acontecerá no dia 03 de julho de 2009 (Sexta-Feira), no Auditório do IFRN com entrada franca. O início está previsto para às 19:00 horas com um sarau aberto à participação dos poetas da SPVA. Às 19:30 h a dupla mirim de emboladores de coco Maçã e Maturi faz a abertura do Show e às 20 h inicia o Show do Poeta José Acaci. O evento tem a coordenação da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins - SPVA/RN e do Grêmio Estudantil do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN . E terá no palco a participação dos músicos:

José Acaci: Violão e Voz,

Mazinho : Violão solo e Vocal,

Lauro Medeiros : Baixo,

Dudu: Bateria e Percussão,

Clauberto Freire: Sanfona e ,

Regina: Triângulo e Vocal.

O Show é uma mistura de Literatura de Cordel, Coco de Embolada e Poesia. Tem a participação especial de Carlos Magno na Faixa “A Peleja do Velho com o Novo” e a intercessão dos poetas Alzeh Freitas, e Deth Hack.

SOBRE O CD “DO CORDEL À EMBOLADA

O CD “Do Cordel à Embolada” de autoria do poeta cordelista José Acaci, tem direção do autor e do músico Ismael Alves. O trabalho traz o molejo do Xote Nordestino, a irreverência e a engenhosidade criativa do Coco de Embolada, o humor apimentado dos causos matutos, e magníficas homenagens como nas faixas “Homenagem a Xexéu” e “ Embolada Potiguar ” . Resumindo, o CD é uma grande contribuição à cultura e à educação do Rio Grande do Norte.

SOBRE O AUTOR

José Acaci é Consul Poeta Del Mundo, membro da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte _ SPVA/RN e da Associação dos Poetas Populares do Rio Grande do Norte. Em 2008 recebeu as comendas “Mérito Olegário Mariano” e “Mérito Luiz da Câmara Cascudo” pela Academia Caxambuense de Letras - MG, além de homenagens da Aliança Francesa, SESC e de várias escolas municipais e estaduais do Rio Grande do Norte.

É filho de Chagas Ramalho, Cantador de viola e cordelista paraibano da cidade de Cuité, e de Dona Mariquinha, que enviuvou em 1990 e até hoje mora em Macaíba-RN, cidade onde o casal criou seus oito filhos. Herdou do pai o dom e a paixão pela literatura de cordel. Criou-se viajando pelas feiras do interior ajudando o pai na venda de folhetos clássicos como: O romance do pavão misterioso, histórias de João Grilo, A peleja de Zé Pretinho com o Cego Aderaldo, Coco Verde e Melancia e outros.

Sendo um estudante dedicado, tomou gosto pela matemática e pelo cordel, até que um dia descobriu-se capaz de meter-se pelos caminhos cordelistas. Residente em Parnamirim-RN desde 1986. Professor, com licenciatura plena em matemática (UFRN), tem pós-graduação em Análises de Sistemas, além de cursos de aperfeiçoamento em matemática a nível médio e fundamental. Nos últimos anos tem se dedicado a várias obras poéticas. É Autor do livro Histórias de Rio pequeno - Uma Viagem Poética sobre a História de Parnamirim ” , do CD “ Cordas e Cordéis ” lançado junho de 2006. É também autor de mais de cinqüenta títulos de cordel, entre eles: Encantos do RN, Protesto à Pornofonia do Forró Estilizado, Cordel da Cidadania, O Cajueiro de Pirangi, Nomes Indígenas, Coisas que Vovó dizia, O Burro é o ser Humano, Nosso Rio Potengi e o Desastre Ambiental, Aquecimento Global, A Vingança de Maria, O Bicho Caiu de Lado, A Fortaleza dos Reis Magos, O Sonho de Joãozinho, entre outros.

Em 2005 Acaci idealizou e apresentou à secretaria de Educação de Parnamirim o projeto O Uso do Cordel na Sala de Aula, O projeto foi implantado em quatro escolas da rede municipal e continua em plena atividade atingindo em 2009 doze escolas. Trazendo para a sala de aula a musicalidade, a métrica, a rima e as histórias, causos e narrativas da literatura de cordel. Acaci é um batalhador apaixonado pela arte, que sonha com uma educação de resultados e uma sociedade mais justa e consciente dos seus deveres e responsabilidades com o futuro do lugar onde vive.

Contatos:

José Acaci: 9951 9873

joseacaci@hotmail.com

Geralda Efigênia (Cordenadora do evento) : 8812 0307

4 comentários:

  1. PARABÉNS AO POETA CORDELISTA JOSÉ ACICI!
    FUI SEU ALUNO NUMA DAS OFICINAS DE CORDEL EM SANTA CRUZ-RN PATROCINADAS PELO BNB.DESSA OFICINA SAÍRAM GENTE PRODUZINDO CORDEL, INCLUSIVE EU, QUE JÁ PUBLIQUEI TRÊS TRABALHOS.
    É UM POETA FANTÁSTICO!

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS AO POETA CORDELISTA JOSÉ ACACI!
    FUI SEU ALUNO NUMA DAS OFICINAS DE CORDEL PATROCINADAS PELO BNB. DESSA OFICINA SAÍRAM GENTE PRODUZINDO CORDEL, INCLUSIVE, EU, QUE JÁ PUBLIQUEI TRÊS TRABALHOS.
    UM ABRAÇO AO POETA ACACI!
    JOAO MARIA DE MEDEIROS- DISCÍPULO DO MESTRE JOSÉ ACACI

    ResponderExcluir
  3. ERRATA: LEIA-SE JOAO MARIA AO INVÉS DE LANIINHA

    ResponderExcluir
  4. Tive a Honra de partipar, em Angicos/rn, de uma semana de estudos sobre o cordel, foi inesquecível está naquela terra de povo bom e hospitaleiro, e, não obstante contar com a presença marcante desse poeta...valeu cara, gostei muito de seus cordeis. Ivanildo Felipe

    ResponderExcluir

CLICK NAS IMAGENS ABAIXO!

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/    http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/