Visitas Monitoradas pelo Google!

sábado, 26 de junho de 2010

ENTREVISTA DADA POR JANIA SOUZA À ALUNA UNIVERSITÁRIA JACKELINE WANDERLEY DA SILVA LOPES EM 24/06/10 PARA TRABALHO NA UFRN

1.Qual é a estrutura atual da Sociedade?
O Estatuto da Entidade define:
Assembléia Geral (corpo maior da entidade) e Diretoria Administrativa (órgão gestor)
Diretoria Administrativa Atual (biênio 2009/10)- Presidente Administrativo:
Poeta e Professora Geralda Efigênia Macedo da Silva-
Vice Presidente: Poeta e Filósofo M. C. Garcia-
Primeiro Secretário: Poeta e Professora Auzerina Freitas-
Segundo Secretário: Escritor Mery Medeiros-
Primeiro Tesouro: Poeta Josenildo Brasil-
Segundo Tesoureiro: Poeta Sebastião (Tião)
Diretoria de Eventos:- Poeta e Professora Flauzineide Moura- Poeta Emmanoel Iohanan
Conselho Fiscal:-
Poeta Jania Maria Souza da Silva-
Poeta Rosa Regis-
Poeta Pedro Grilo Neto


Há duas sistemáticas de atuação da entidade para atingir seus objetivos (realização de seus projetos de divulgação, de incentivo à leitura, de formação de novas platéias e descoberta de novos talentos):-A Diretoria recebe os convites para apresentações ou para parcerias através de ofício, agenda com anuência dos sócios e envia os artistas.
-A Diretoria organiza eventos, contata com as entidades que serão beneficiadas e junto com os sócios executa as atividades.

2.Há formalização dessa estrutura?
A Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do Rio Grande do Norte (SPVA/RN) é pessoa jurídica civil cultural sem fins lucrativos com Registro da Ata de Fundação e do seu Estatuto Social no Cartório de Pessoas Jurídicas da Comarca de Natal e na Receita Federal.Suas atividades são voltadas para a preservação da cultura e da identidade potiguar através da arte literária e das afins; bem como, para o desenvolvimento de ações direcionadas ao incentivo à leitura. Também executa ações de incentivo à revelação de novos talentos. Mobilização de ações para formação de novas platéias de apreciadores da leitura e da declamação, e, contribui, assim, para a formação de um pensamento crítico cidadão. Além disso, procura atingir com sua atuação todas as classes sociais e culturais da comunidade natalense, divulgando e difundindo os talentos artísticos da entidade. Envolve-se ativamente nas questões de cidadania, denunciando questões que comprometem o bem estar, a harmonia e a tranquilidade social, engajando-se em atividades de reividicação de políticas públicas para os seguimentos culturais, educacionais, sociais (saúde, moradia, emprego, preservação ambiental, violência, segurança, direitos e humanos, situações de riscos e outros estrangulamentos sociais e humanos de sobrevivência).
Em função dessas atividades foi reconhecida de utilidade pública nas esferas: municipal e estadual.
3.Qual é a relação do movimento com outros atores sociais(governo/sociedade/demais movimentos/etc)?
Mantém uma relação muito forte com os governos quando atua junto a outras entidades congêneres reivindicando políticas públicas voltadas para o fortalecimento do mercado editorial potiguar, além de outras questões do interesse do artista e também de interesse para a população.Com a sociedade mantém relação de responsabilidade social voltada para a formação do pensamento crítico cidadão, através de incentivo à leitura, formação de novas platéias e descobertas de novos talentos, em virtude da SOCIEDADE ser O PÚBLICO ALVO das AÇÕES DESENVOLVIDAS PELA SPVA/RN.Com os demais movimentos sociais atua como parceira, apoiando reivindicações consideradas justas do ponto de vista social e humano, levando arte aos movimentos e as suas ações desenvolvidas com finalidade ambiental, social, humanitária, educacional, filantrópica centradas no respeito aos direitos humanos e na construção de uma cultura de paz em uma sociedade turbulenta e intolerante, refém de valores distorcidos, que podem ser transformados através da construção de um pensamento crítico cidadão voltado para a preservação humana e fortalecimento da sociedade, através da literatura, arte que leva o homem a refletir sobre seus atos e ações individuais e coletivos.

Em termos de recursos financeiros, não há apoio desses atores sociais atualmente. Contudo, há o reconhecimento da sua importância como entidade cultural ativa e dinâmica no contexto sócio cultural da cidade, dando visibilidade a produção literária de seus associados, dinamizando com suas ações o mercado literário local ao lado de outros grupos. Esse reconhecimento é fundamental para o crescimento da entidade com seus objetivos, que se sustenta com dificuldades, mas tem a compreensão da sua importância como entidade cultural comprometida com a construção de uma nova filosofia para estruturar novos olhares sobre a literatura contemporânea potiguar.Como em todos os movimentos, há mais dificuldades do que incentivos, cabe aos objetivos definir as prioridades da entidade. Define-se em que se acredita e se vale combater por esses ideais.
5.O objetivo do projeto está sendo alcançado?
Sim, quando fortalece os sócios iniciantes, incentivando-os para o crescimento artístico, através do aprimoramento de suas técnicas para valorização da sua arte nata. E, também, quando divulga esse artista em um contexto de mercado mais amplo, ampliando seu alcance em termos de público alvo.
6.Quais os maiores obstáculos?
Os maiores obstáculos são:Falta de um espaço próprio para abrigar acervo, artistas e suas apresentações. Um espaço próprio para abrigar biblioteca, memorial do poeta potiguar, auditório para oficinas e apresentações, palestras, lançamentos e demais eventos, sala de reuniões.Falta de recursos para divulgação e publicações como, coletâneas, livros solos, jornais informativos culturais, propagandas, cachê para apresentação de artistas e para locomoções para eventos em escolas, bibliotecas, universidades, faculdades, livrarias, penitenciárias, hospitais, centros comunitários, para participação em feiras, congressos e outras atividades voltadas para a divulgação e difusão da literatura produzida pelos sócios.
7.Qual a mensagem que a sociedade gostaria de colocar ao público Universitário?
Persistência, jamais desistir de seus ideais por mais difícil que seja a realização de seus sonhos. Acreditar na boa luta – preservação do ser humano no planeta terra com dignidade, paz e tolerância – para atingirmos nossos sonhos, há necessidade de conhecer o passado, vivenciar o presente, preparando-se para o futuro – esse ciclo está completo nas páginas do livro, portanto, valorize o maior bem da humanidade, seu verdadeiro tesouro: O LIVRO.
O livro contém PALAVRAS, e o maior de todos os presentes está dentro do livro, a PALAVRA.
A PALAVRA É A VARINHA MÁGICA DO BRUXO/MAGO/SÁBIO/HOMEM, SAIBA USÁ-LA COM MAESTRIA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE HARMONIOSA ONDE A LUZ IMPERE EM TODOS OS CORAÇÕES.
E se você puder enriquecer meu trabalho com outras questões ficarei muito grata.
Refletir sobre a importância da palavra na vida de cada indivíduo e na existência da civilização humana. O que fomos, o que somos e o que seremos por causa da palavra.

Jania Souza -Conselho Fiscal
SPVA/RN - 13 ANOS DE REALIZAÇÕES

Um comentário:

  1. Meu Blog Tem Conteúdo

    Seleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!
    http://meublogtemconteudo.blogspot.com/

    Parabéns pelo seu Blog!!!

    Você está fazendo parte da maior e melhor
    Seleção dos Melhores Blogs Culturais do Brasil!!!!
    -Só Blogs Premiados -
    Selecionado pela nossa equipe, você está agora entre
    os melhores e mais prestigiados Blogs Culturais do Brasil!

    O seu link encontra-se Aqui:

    http://meublogtemconteudo.blogspot.com/


    Pegue nosso selo em:
    http://meublogtemconteudo.blogspot.com/


    Um forte abraço,
    Da Equipe do Meu Blog Tem Conteúdo

    http://meublogtemconteudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir

CLICK NAS IMAGENS ABAIXO!

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/    http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/