Visitas Monitoradas pelo Google!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

CERIMÔNIA DE POSSE DOS ACADÊMICOS DA ACADEMIA CEARAMIRINENSE DE LETRAS E ARTES - ACLA



Na última quarta-feira (10), aconteceu na Estação Cultural Roberto Varela, na cidade de Ceará-Mirim, a solenidade de posse dos acadêmicos da Academia Cearamirinense de Letras - ACLA. Dentre tantas personalidades empossadas, ressalto com alegria a posse do escritor, poeta e professor Janilson Dias de Oliveira, confrade da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN - SPVA/RN.
Compôs a mesa de autoridades desse maravilhoso evento nomes ilustres do Rio Grande do Norte como o poeta e escritor Dr. Diógenes da Cunha Lima, Presidente da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Dra. Anna Maria Cascudo Rodrigues Barreto, Embaixadora Cultural do Rio Grande do Norte, Dr. Pedro Simões Neto, Presidente da Academia Cearamirinense de Letras – ACLA, Dr. Enélio Petrovich, Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do RN, Dr. Janssen Leiros, Presidente da Academia Macaibense de Letras, Dr. Ormuz Simonetti, Presidente da Academia de Genealogia do RN, Dr. Jurandyr Navarro, Presidente da Academia de Ciências Jurídicas do RN, Eduardo Gosson, Presidente da União Brasileira de Escritores - UBE/RN, Escritora Lêda Varela Marinho, Presidente da AJEB/RN, Sebastião Bezerra,Vice-Presidente da Sociedade dos Poetas Vivos e afins do RN - SPVA/RN e demais representantes de entidades literárias.
Dr. Diógenes da Cunha Lima abriu a solenidade enfatizando a importância da fundação da Academia Cearamirinense de Letras para o desenvolvimento cultural do município e convocou a todos para juntos fortalecermos o segmento cultural e artístico do Estado.
Dando seguimento à solenidade, o presidente da ACLA, Dr. Pedro Simões Neto, tal qual menino de ontem, que corria pelas ruas de Ceará Mirim com liberdade, falou e encantou, num discurso escrito e pautado na alma, pois não havia redigido seu discurso como pede o protocolo. Verdadeiro cearamirinense, pontuou histórias de vida, ruas e casas, trazendo o passado de glória dos homens mais simples aos mais renomados que fizeram de Ceará Mirim um celeiro cultural. Com muita emoção, conclui seu discurso relatando que a Academia Cearamirinense de Letras em parceria com a comunidade e a Igreja, representada por seu pároco Bianor Francisco, está elaborando um projeto para restauração dos monumentos históricos, religiosos e culturais da cidade. Deixou claro que espera que a Prefeitura também participe desse grandioso projeto em prol da cultura de Ceará Mirim.
Fiquei muito feliz em encontrar nesse importante evento a professora Sylvia Coutinho Abbott Galvão, representando o Departamento de Letras do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, a qual tenho a honra de ter sido aluna.
O evento terminou após o delicioso coquetel servido a todos os presentes que aproveitaram a ocasião para parabenizar os acadêmicos empossados e conversar enquanto degustavam e bebiam.
Na volta para Natal, Cidade do Sol, dentro do ônibus fretado para a ocasião, os poetas da SPVA/RN recitaram belas poesias e entoaram cantos em louvor a este momento tão especial para a cultura norte-rio-grandense.
FONTE: http://ozanygomes.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLICK NAS IMAGENS ABAIXO!

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/    http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/