Visitas Monitoradas pelo Google!

domingo, 10 de maio de 2009

RELATÓRIO DE ATIVIDADES DA SPVA - 2008

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES CULTURAIS DA SPVA/RN - 2008



Introdução:



Em 2008, o Presidente Pedro Grilo Neto, poeta e artista plástico, no segundo ano do seu mandato, conduziu os projetos em andamento da entidade com apoio dos seus pares, sempre presentes as atividades promovidas pela entidade ou promovidas por outros órgãos parceiros como coautores ou na forma de convidados participantes. Apoiou projetos renomados e outros iniciantes. Sempre comparecendo ou enviando uma representação aos convites, mantendo viva e fulgurante a estrela maior da SPVA/RN no cenário cultural da cidade potiguar. Sempre presente na mídia falada e escrita, por seus feitos ou pelas realizações de seus associados.



I CONGRESSO POETAS DEL MUNDO



O ano de 2008 teve grandes projetos idealizados pela SPVA/RN e parceiros, como a realização do I Congresso dos Poetas do Mundo sob a coordenação da Poeta Deth Haak, que recebeu apoio da entidade para execução. A mesma buscou apoio junto aos órgãos públicos, Governo do Estado do RN - Fundação José Augusto ( sob Direção do Poeta Crispiniano Neto) e da Prefeitura da Cidade do Natal - Prefeito Carlos Eduardo, tendo fechado parceria com os Poetas del Mundo, através da Secretária para o Brasil na época Poeta Deslanieve Daspet, que veio a Natal em outubro de 2007 e participou do lançamento do congresso no Palácio da Cultura, tendo sido homenageada na Assembléia Legislativa do RN e na SPVA/RN, no Sarau Lítero Musical Estação da Lira. Em virtude da magnitude do projeto em termos de recursos, por ser grandioso com a pretensão de trazer a Natal em torno de 1.500 Poetas do Mundo, com uma grande estrutura para abertura, desenvolvimento dos trabalhos, oficinas, v isitas, apresentações, estadia dos convidados nacionais e internacionais, além de exigência de documentação e montagem do projeto para enquadramento nas leis de incentivo à cultura, Câmara Cascudo (estado) e Rounailt (Federal), o mesmo tornou-se inexeq�?ível, por dois grandes fatores: falta de recursos para a execução e a grande tragédia a nível local acarretada por inundações no estado com a proliferação da doença "Dengue", que contribuíram decisivamente para a inviabilidade na execução do ambicioso projeto de projeção poética internacional da poesia potiguar. Vale, também, salientar que nos trâmites da organização a SPVA/RN, que figurava em nível bastante obscuro não tendo sua projeção como promotora e captadora dos recursos na esfera nacional, fato que muito contribuiu para rejeição por parte de seus associados, todos sendo obrigados a filiarem-se aos Poetas do Mundo como condição necessária a participação, fato avaliado negativament e pelos membros da entidade promotora, deixando a lição fundamental para a entidade: quando promotora terá que definir regras, regulamentos e sua visibilidade através de marketing e mechandaging mais ostensivo. O positivo do projeto foi a maior amplitude em termos de conhecimento além fronteiras RN da a SPVA/RN.

Em agosto, foi visitada pelo Secretário Geral dos Poetas del Mundo Poeta Luis Arias Manzo, que veio reforçar os laços de intercâmbio na luta pela paz em todo o planeta através da palavra, tendo visitado também as demais entidades culturais da cidade. Seu slogan foi NATAL UM MAR DE POESIA E PAZ. O poeta Jaime Galvão escreveu a letra e música saudando os Poetas del Mundo, que se transformou no Hino da SPVA/RN.



COLETÂNEA COMEMORATIVA DEZ ANOS SPVA/RN



Em 2008, O Projeto Coletânea Comemorativa 10 anos SPVA/RN, aprovado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, Djalma Maranhão em 2007, no valor de R$68.000,00 (sessenta e oito mil reais) não conseguiu captar o referido valor por duas razões: falta de equipe para captar junto aos patrocinadores e falta de conhecimento técnico e habilidade para negociação por parte dos seus afiliados. O projeto pretendia a publicação de 10.000 exemplares da coletânea para serem distribuídos gratuitamente nas escolas municipais da cidade, sendo 10% destinados a FUNCARTE de acordo com dispositivo da lei e l0 exemplares para cada participante a título de direitos autorais. A distribuição dar-se-ia através de saraus e recitais de incentivo à leitura, divulgação da literatura dos escritores SPVA/RN, valorização do produto livro para uma população mais carente que não oportuniza a aquisição de obras de qualidade editorial por causa do baixo poder aquisitivo, oportunizand o a esses a possibilidade do usufruto do bem cultural, promovendo a formação de novas platéias e o despertar de novos talentos. O livro foi organizado por Jania Souza, sendo diagramado, formatado, editorado, com elaboração de arte de capa pelo poeta Márcio Ribeiro, tendo a obra óleo sobre tela Paz de autoria do poeta Paulo Alves de Sousa embelezando e enriquecendo o design da capa. Participação de 68 poetas SPVA/RN e convidados. O Certificado de Captação expirou em 03/09/2008.



O mesmo projeto foi apresentado ao BNB 2008 para execução em 2009. Foi reduzido para 6.000 exemplares com a mesma roupagem, baixando o valor solicitado para R$ 30.000,00 (trinta mil reais). Foi aprovado na primeira etapa. Na segunda etapa, a decisória, ficou de fora. Encontra-se pronto para publicação, falta agora tentar outros canais de patrocínio. Pode ser revisto, inclusive diminuir a quantidade de páginas por autor para poder tornar viável a publicação. A poeta Do Céo chegou a sugerir a possibilidade dos participantes contribuírem com recursos para tornar o projeto viável. Sugestão e revisão para o próximo exercício e para a nova administração.



CIRANDA POÉTICA

Agenda em 2008

Janeiro: 05; 12; 19; 26
Fevereiro: 02; 09; 16; 23
Março: 01; 08; 15; 22; 29
Abril: 05; 12; 19; 26
Maio: 03; 10; 17; 24; 31
Junho: 07; 14; 21; 28
Julho: 05; 12; 19; 26
Agosto: 02; 09; 16; 23; 30
Setembro: 06; 13; 20; 27
Outubro: 04; 11; 18; 25
Novembro: 01; 08; 15; 22; 29
Dezembro: 06; 13; 20; 27

Todos os sábados de 2008, das 17 às 19h, na FUNCARTE, ocorreram à realização do evento Ciranda Poética num total de 52 realizações, cuja agenda permanente é divulgada em vários sites nacionais e internacionais (www.oficinaeditores.com.br; www.blocosonline.com.br; www.spvarn.org; www.vivieventos.blogspot.com; www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com e outros) . Da sua programação constaram apresentações poéticas, musicais, piadas, causos, leitura de contos e cr�?nicas, aforismo, encenação teatral, informes. A coordenação ficou sempre a carga de um poeta da entidade, num sistema de rodízio, para oportunizar o exercício da coordenação do evento a todos, tornando-os habilitados a exercer a coordenação de ou tro evento fora do círculo da entidade, que exija controle harmonioso de grupo e público. As cirandas também têm o caráter de oficina, onde as performances são amadurecidas e desenvolvidas para atingirem um nível ótimo de apresentação fora da intimidade da sociedade, quando os artistas se consideram seguros e capazes de encantar uma platéia ansiosa por novidades embriagadoras e hipnóticas.



Na Ciranda Poética foram realizados 03 LÍNGUA SOLTA (entrevista com participantes da entidade para documentação através de fita de voz e/ou vídeo de sua obra; os entrevistadores são os sócios e convidados e sua periodicidade ocorre a cada mês). Em virtude da sala partilhada com o Sindicato dos Correios no prédio da Ribeira na rua Esplanada Jardim ter sido requisitado pela Receita Federal para ampliação dessa, o acervo que se encontrava guardado lá foi perdido, não podendo ser recuperado. Foi um grande prejuízo histórico para a SPVA/RN, que perdeu livros de Ata de Fundação e de reuniões, além de publicações, fotos e fitas do Língua Solta e livros doados para a Biblioteca da entidade. Tal ocorrência verificou-se em 2006, durante o mandato do Presidente Zé Martins, e força a entidade a refazer o Língua Solta com todos que já foram entrevistados.



Participaram do LÍNGUA SOLTA em 2008

- Auzêh Freitas

- Hilda Furacão

- Zenildo César



Momentos que merecem destaque na Ciranda Poética de 2008:

- O sábado de Carnaval destinou-se à implantação do Bloco dos Poetas na Rua da SPVA/RN no Centro Histórico com programação com carro de som em frente a Casa do Cordel de Abaeté. Em virtude da hora avançada para Abaeté, não ocorreu o evento na rua Vigário Bartolomeu e os artistas reuniram-se no Bar Amarelinho na Praça André de Albuquerque.

- O lançamento das obras Bisaco de Pensador e uma Ruma de Idéia do poeta, filósofo M. C. Garcia e Povaréu em Dobro da poeta Rosa Ramos Regis com grande público presente e bolo do aniversário do poeta M. C. Garcia. Todo o evento foi registrado com precisão em www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com, conforme anexos. Compareceu ao evento um grande número de convidados e participantes.

- A comemoração dos aniversariantes do semestre e do mês.

- Homenagem ao Secretário Geral dos Poetas del Mundo, Luis Arias Manzo.

- Comemoração do Natal 2008, quando ao manter a tradição já realizada há cinco anos, mediante proposta da poeta Cíntia Gushiken, os poetas e afins realizaram Amigo Secreto, cujo presente é uma poesia escrita para o amigo oculto e lida na Ciranda Poética em clima de confraternização como a data o exige. Professor Janilson presenteou a todos nesse momento com o seu último livro lançado no dia.

- A última Ciranda do ano acolheu uma avaliação das realizações do ano e momento em que foi apresentada agenda atividades fixas a realizarem-se em 2009 para ser entregue à Capitania das Artes com antecedência para marcarem os horários dos eventos da SPVA/RN com antecedência, principalmente por causa da mudança de Prefeito e, consequentemente, mudança do Presidente da FUNCARTE e equipe.

- Os momentos festivos foram organizados pela equipe coordenada pela poeta Do Céo, que sempre se empenha muito na organização apurada, apoiada pelas poetas Rosa Firmo, Vivi Viana, Arlete e demais componentes.



SARAU ESTAÇÃO DA LIRA

Agenda de 2008

Janeiro: 31
Fevereiro: 28
Março: 27
Abril: 24
Maio: 29
Junho: 26
Julho: 31
Agosto: 28
Setembro: 25
Outubro: 30
Novembro: 27
Dezembro: 18



Evento realizado toda última quinta-feira de cada mês em parceria com a Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira na FUNCARTE com apoio dessa em infra-estrutura através da Coordenadora de Atividades Culturais, Candinha Bezerra, assessora do Presidente da entidade, poeta Dácio Galvão, que disponibilizou os funcionários "Índio" na montagem e abertura dos espaços destinados as atividades, que se realizaram alternadamente, conforme a necessidade, no Auditório ou na Varanda ou na Galeria de Artes, e a funcionária da Biblioteca, Delma sob a chefia do músico Galvão Filho.



O Estação da Lira já faz parte do calendário cultural da cidade, tendo início em abril de 1998 com o objetivo de divulgar os poetas SPVA/RN para a cidade, incentivando a leitura; formação de novas platéias; deleite dos amantes da poesia, que lêem, declamam, saboreiam as apresentações; revelar novos talentos; lançamento de livros com o autor falando de sua obra e interagindo com seu público; exposição de artes plásticas, música, declamações coordenadas pelos poetas da entidade abertas a participação do público presente, que deve se inscrever previamente com os organizadores. Esse evento também se destina a homenagear um artista vivo e um artista já falecido que tenham contribuído com o conjunto da sua obra para a construção da identidade cultural potiguar sendo reconhecidos publicamente pelo seus feitos, fato que muito honra a entidade.

l. Edição de Janeiro/08

- Lançamento do Bloco Poetas na Rua (quinta-feira que antecedeu o Carnaval)

- Resgate dos antigos carnavais (marchinhas, frevos, samba) sob o comando de Jaime Galvão

- Presença de professores e alunos do PROJOVEM, núcleos:

Escola Estadual Café Filho

Escola Estadual Walfredo Gurgel

Escola Municipal João XXIII

Escola Estadual Ulisses de Góis

Escola Estadual Augusto Severo

- Sorteio de livros

- Performances poéticas pelos membros SPVA/RN e convidados presentes

- 67 (sessenta e sete presenças registradas no livro correspondente da entidade)

2. Edição de fevereiro/08

- Em Fevereiro não ocorreu sarau, momento em que Jania Souza se encontrava em gozo de férias e Emmanoel Iohanan encontrava-se envolvido com o Projeto Cultura no Trem

3. Edição de Março/08

- Abertura às 19h com fala do Presidente Pedro Grilo Neto

- Leituras poéticas; declamações; canto; informes; música

- Registro de 16 presenças

4. Edição de Abril/08

- 19h: Abertura - informes/momento de reflexão - solidariedade

- 19:10h - Fala do Presidente Poeta Pedro Grilo Neto

- 19:15h - Ciranda Poética coordenada pelos poetas SPVA/RN, aberta a participação do público presente

- 19:50h - HOMENAGEM AO ARTISTA POTIGUAR pelo relevante trabalho em prol da identidade do povo - Escritor, poeta, jornalista, idealizador e fundador da CASA DO BEM, FLÁVIO REZENDE - recebeu na ocasião doação de exemplares do 5º. Volume da Antologia Literária da SPVA/RN e presenteou os presentes com seu livro.

- 20:20h - Recital, leitura, música e momento de incentivo à leitura - sorteio de livros e de 03 ingressos para o dia 25/04/08 às 21:h do Natal Fashion Week no América F.C., doados pela odontóloga Auxiliadora Nesi

- Registro em nossos anais de 14 presenças, contudo no livro da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira, foram registradas 35 presenças. Faltou a circulação do livro para assinatura.

5. Edição de Maio/08

- Lançamento da obra: CRÔNICAS DE UMA CIDADE CRÔNICA de autoria do escritor poeta HENRIQUE EDUARDO DE OLIVEIRA, que falou sobre sua obra e distribuiu autógrafos para o público presente.

6. Edição de Junho/08

- Homenagem à escritora, poeta e fundadora da ADOTE (Associação de Orientação aos Deficientes) - SHIRLEU RODRIGUES DE CARVALHO, que na ocasião lançou a obra poética PEDAÇOS DE VIDA.

7. Edição de Julho/08

- Homenagem à MARIA JOSÉ CAVALCANTE DE LIMA e à MONIQUE DE OLIVEIRA DIAS pela relevância do trabalho desenvolvido em prol da cultura potiguar, divulgando, formando novos leitores e despertando novos talentos, dos quais, pérolas que já se encontram em atuação no cenário cultural da cidade

- Concerto em Francês na voz do talentoso cantor, poeta e professor do referido idioma, XAVIER LIMA, acompanhado pelo músico, poeta, compositor, LETTO.

- Registro de 36 presenças

8.Edição de Agosto/08

- Homenagem ao Poeta Crispiniano Neto, Presidente da Fundação José Augusto, que lançaria seu livro, contudo não compareceu em virtude de viagem a trabalho. Mandou um representante.

9. Edição de Setembro/08

- Homenagem à pesquisadora, professora, escritora, poeta FLAUZINEIDE DE MOURA MACHADO, idealizadora e executora do PROJETO DE DIFUSÃO DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR

- Registro de 42 presenças

10. Edição de Outubro/08

- Homenagem à Memória Viva: poeta, escritor pernambucano residente em Natal, JAIRO LIMA, proprietário da LIVRARIA KRITERION no Mercado de Petrópolis - sugestão da poeta Rosa Firmo, acatada por unanimidade.

- Entrega da premiação do I CONCURSO DE POESIA POETA JANILSON DE OLIVEIRA DIAS, realizado nas escolas da rede pública na Zona Norte em 11 estabelecimentos de ensino, voltado para incentivo à leitura, formação de novas platéias e descoberta de novos talentos. Promoção do poeta Janilson de Oliveira Dias com apoio da SPVA/RN. Primeiro lugar, DÉLIS DE OLIVEIRA FERREIRA, Escola Municipal Professora Alexandrina Sampaio. Segundo lugar coube à MARINETE SOARES DE ARAÚJO e o terceiro a AILTON VICENTE DA SILVA, ambos alunos do professor KASSIOS CLEU COSTA DE ARAÚJO, da Escola Municipal Dalva de Oliveira.

- Lançamento e Noite de Autógrafo da obra PÉTALAS DE POESIA de autoria da poeta SALETE BARBOSA BEZERRA, no módulo Incentivo à Leitura.

- Registro de 25 presenças. Muitos convidados não assinaram o livro.

11. Edição de Novembro/08

- Realizou-se no mesmo momento do ENE (Encontro Natalense de Escritores) - baixa freq�?ência, mas ocorreu música instrumental, canto, declamações, leituras, informes, causos. Encerrou-se mais cedo para os participantes irem ao ENE, ocorrido no Largo Dom Bosco ao lado do Museu de Arte Popular Djalma Maranhão.

12. Edição de Dezembro/08

- Não ocorreu em virtude do feriado de Ano Novo cair exatamente na data, sendo inviável o dia 18/12/08, antecipadamente agendado, por causa da participação da SPVA/RN, nessa data, fazer-se presente à Escola Municipal Emília Ramos no bairro de Cidade Nova para o Sarau P0ESIAS QUE ALIMENTAM promovido pelo poeta JOSENILDO BRASIL, que na ocasião homenageou aos poetas e Presidente de Honra da SPVA/RN - PAULO AUGUSTO DA SILVA e o Presidente Pedro Grilo Neto. Foram entregues as premiações do I CONCURSO DE POESIA PERFORMÁTICA, 2008, idealizado, executado e gerido por Josenildo Brasil. O primeiro lugar profissional foi auferido por Socorro Alvarenga; segundo, Auzêh Freitas; terceiro, Américo Pita e quarto, Tião. Todos os momentos foram registrados e publicados no blogger: www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com

COMEMORAÇÃO DO DIA DA POESIA - 14 DE MARÇO DE 2008

A SPVA/RN, como em anos anteriores, participou ativamente do planejamento e execução do Dia da Poesia de 2008 em Natal, tendo os artistas organizado eventos particulares e, também, eventos em parceria com os órgãos públicos estadual e municipal (Fundação José Augusto e Capitania das Artes). Eis a programação desenvolvida intensamente na data e nos dias que a antecederam e sucederam:

- 11/03 - 17h - Recital na Pedra do Rosário, idealizado por Cíntia Gushiken e apoiado pelos poetas que se fizeram presentes declamando suas obras conhecidas e, também, motivados pelo belo cenário do por do sol no Potengi, criaram poesias feitas de improviso com esmero e maestria.

- De 10 a 13/03 - Caravana da Poesia - organizada por Deth Haak e patrocinada pela Fundação José Augusto. Cachê para os poetas participantes. Visitaram escolas da rede pública de ensino. Registros na mídia local (TV's e Jornais).

- 13/03 - Sarau na FACEX - organização e coordenação de Ozany (aluna, professora e produtora cultural) - Participação poetas SPVA/RN e alunos do Curso de Pedagogia da FACEX no horário das 19 às 22h no Campus da avenida Airton Senna.

- 14/03 - Comemoração do Dia da Poesia na FUNCARTE sob presidência d Dácio Galvão, assessorado por Candinha Bezerra.

Recital na Varanda da Biblioteca Municipal Esmeraldo Siqueira coordenado pela SPVA/RN (Jania Souza e Emmanoel Iohanan)

Poesia no Ônibus sob coordenação de Zé Martins

Apresentação de Acaci em Parnamirim/RN

Zé Martins e Agslene comparecem a Praça de Alimentação da UFRN para declamação

- 15/03 - Ciranda Poética é dedicada ao Dia da Poesia

- 17/03 - Jania Souza dar palestra no Café Literário do Restaurante do SESC na Av. Rio Branco sob o tema: Passo a Passo ...... e abre a exposição de artes plásticas...... para alunos da Escola Estadual Winston Churchill, professores, convidados e funcionários do SESC, encerrando a programação oficial da entidade.

BLOGGER www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com

- Em: 22/03, começou a funcionar o blogger, com registro na rede internet das atividades desenvolvidas pela SPVA/RN e por outras entidades culturais, com o principal objetivo de dar visibilidade na rede nacional e internacional aos projetos, ações, parcerias e encaminhamentos literários, artísticos, sóciopolítico abraçados pela entidade em sua caminhada de divulgação do artista SPVA/RN e potiguar; formação de platéia; descoberta de novos talentos e sua luta no mercado editorial por mais oportunidades para os escritores locais, além da busca por políticas públicas mais justas para a cultura, como forma de incrementar o mercado literário local, democratizando o acesso ao produto livro.

- Ferramenta dinâmica e de apoio ao site fixo e institucional www.spvarn.org

POESIA NA ESCOLA - DESPERTAR PARA A LEITURA COM A SPVA/RN

- A SPVA/RN levou durante 30 dias a Escola Municipal Juvenal Lamartine na Avenida Quatro o projeto que divulga seus artistas, incentiva a leitura, desperta novos talentos e novas platéias, através da visita a escola, momento em que o autor fala da sua obra, fala da importância da escrita, da comunicação, das possibilidades de novos mundos e da importância do aprender, do apreender o conhecimento, ferramenta fundamental para a transformação do homem, além do lazer, propiciado pelo prazer de mergulhar em uma boa leitura, descobrindo a si e ao mundo, com a própria leitura individual. O projeto esse ano foi mais amplo, que em anos anteriores, quando o escritor SPVA/RN realizava apenas uma visita para declamação e sensibilizar a clientela beneficiada. Foi feito um contato entre Jania Souza e Giselda Souza, professora da escola, que falou da dificuldade de aprendizagem dos alunos por falta de motivação. Jania prop�?s participação da SPVA/RN, com visita de um auto r para conversar com os alunos. A proposta foi negociada com a Orientadora, que prop�?s toda terça-feira na sala de literatura. Participaram: Jania Souza; Zé Martins; Socorro Alvarenga; Ciano. O encerramento foi no dia 13/10/2008, dia em que foi comemorado na escola o Dia da Criança e o Dia do Professor, quando Jania, Socorro e D. Salete participaram de um grande recital com todos os alunos conduzidos pelas professoras e orientadoras pedagógicas. Ao término dessa atividade, Jania sorteou livros de sua autoria e da Antologia da SPVA/RN. Socorro Alvarenga encenou a Violeta e a Borboleta. Em seguida, as crianças retornaram para suas salas de aula e o grupo apresentou-se agora separadamente nas salas, recitando e assistindo as apresentações das crianças. Foi um mês muito rico em trocas para os artistas e seu jovem público de 5 a 14 anos. A poesia teve que ser adaptada para um público mais jovem e a música foi um agente facilitador no processo. Relato e fotografias e m www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com no mês de outubro/08.

ANIVERSÁRIO 11 ANOS SPVA/RN

Comemorado no Dia dos Namorados (12/06/08) no Café Santo Grão no Shopping Orla Sul com direito a bolo de aniversário (forma de livro, assinado pelo confeiteiro Thiago). Parabéns regado à poesia, música e muita alegria, característica predominante na SPVA/RN, sempre muito ativa nesses seus 11 anos de atuação. O convite para escolha do local partiu da produtora cultural Cláudia Amélia, coordenadora do Espaço Orla Sul e ex-funcionária da FUNCARTE, admiradora da SPVA/RN. O maravilhoso momento histórico foi registrado através de fotos em arquivo e também publicadas em www.janiasouzaspvarncultural.blogspot.com no mês de junho/08.







EVENTOS EM PARCERIA E APOIO A OUTRAS ENTIDADES CULTURAIS

- Sarau Terapia do CRO/RN realizado nas primeiras e na terceiras quarta-feira de cada mês a partir das 18h na Rua C�?nego Leão em Tirol. Organização SBDE - Sociedade Brasileira dos Dentistas Escritores sob a presidência do Dr. Rubens Barros de Azevedo. Poesia, palestras, causos, piadas, informes, canto, música, confraternização.

- Participação no I Encontro de Poesia da Primavera em setembro/08 em Caxambu/MG a convite de Dr. Rubens. Foram Pedro Grilo Neto (presidente), patrocinado pela Fundação José Augusto e o poeta Acaci, patrocinado pela Secretaria de Cultura de Parnamirim/RN.

- Participação no I Encontro Potiguar de Escritores promovido pela UEB/RN - União de Escritores do Brasil, unidade do RN, em formação, que levantou dados para o fortalecimento das entidades literárias e de seus escritores. Participou da mesa redonda sobre a participação da SPVA/RN no mercado literário potiguar e a sua importância para as novas gerações, falando sobre sua contribuição até o momento para esse desenvolvimento. Convidados para a mesa: Pedro Grilo Neto; Zé Martins; Jania Souza, tendo por mediadora Rizolete Fernandes.

- Participou do PRIMEIRO VESPERAL POÉTICO da Escola Estadual Berilo Wanderley, no dia: 29/03, às 15h, que teve por objetivo divulgar a poesia potiguar, estimulando a produção dos alunos, o conhecimento e a valorização dos escritores potiguares, bem como homenagear poetas da cidade. Da SPVA/RN, foi estudada Jania Souza.

- Atuou em todas as convocações feitas pela ACADEMIA FEMININA DE LETRAS DO RN E DO MEMORIAL DA MULHER.

- TREM DA CULTURA: através de Emmanoel Iohanan, participou do planejamento e excecução do Projeto Trem da Cultura, cuja primeira realização deu-se em 23/02/08 e sistematizou-se todo último sábado de cada mês a partir das 8h na CBTU da Ribeira com apresentações poéticas e musicais. Às 9h, o trem seguia para a estação de Ceará-Mirim ou para a de Extremoz com os artistas declamando nos vagões para os presentes. Ocorreram ainda apresentações de artes cênicas, dança, causos, piadas. Em 2008, foram 11 edições, mobilizando imprensa, artistas e comunidade. Inclusive foi filmado por um turista holandês que doou a fita para o acervo da SPVA/RN.

- SARAU NO ESPAÇO CULTURAL NO CANTO DO MANGUE: iniciativa de Jaécio Carlos com o propósito de revitalizar a Praça Por do Sol, onde funcionam 02 quiosques e serve-se peixe frito, tapioca e bebidas. Ocorre todo segundo sábado de cada mês, a partir das 19h. Presença da Banda Tayo da Gata e dos poetas SPVA/RN. No evento é homenageado um poeta, cuja poesia escolhida, recebe um design em PVC e é afixada em um dos quiosques da praça. Os custos de produção ficam a cargo do homenageado, inclusive os convites e definição das pessoas que se apresentarão na oportunidade. Em 2008, foram homenageados da SPVA/RN: Auzêh Freitas; Emmanoel Iohanan; Zé Martins; Pedro Grilo Neto; Jania Souza; Ciano; Jesuína Wanderley; Vilmaci Viana; Acaci.

- DIA GLOBAL DO VOLUNTARIADO JOVEM - sarau coordenado por M. C. Garcia em 26/04/08 no Salão Paroquial São Marcos em parceria com O Grupo Luz do Mundo; Grupo Escoteiro JGC e Pastoral Social na rua Limoeiro do Norte, Estrada da Redinha.

- SEMANA DE ATENDIMENTO AO IDOSO a convite do Diretor do Hospital de Base do Exército. Presença de Auzêh Freitas. Atividade em 28/05/08.

- LANÇAMENTO DE LIVROS com destaque para os que seguem, por haver sarau SPVARN na ocasião:

IMAGINÁRIO de autoria de Marcos Cavalcanti no Solar Bela Vista em 28/06/08.

OS CANTOS DO LUAR de autoria de Rosa Firmo no Solar Bela Vista em 18/10/08.

- HOMENAGEM A 20 ESCRITORAS POTIGUARES realizada pelo PROJETO DE DIFUSÃO DA LITERATURA FEMININA POTIGUAR coordenado pela poeta Flauzineide Moura na Escola Estadual Berilo Wanderley no Auditório Angélica Moura da Secretaria de Educação do RN no dia 18/06/08 a partir das 8h. Da SPVA/RN foram homenageadas Maria do Céo, Dorinha Timóteo e Jania Souza.

- Apresentação no Auditório do Colégio Augusto Severo - Parnamirim/RN em 05/07/08 no evento Cantoria de Viola com os Repentistas Zé Ribamar de Mossoró e Chico Gomes, organizado por Acaci. Também esteve em outro momento em Parnamirim, para sarau na escola em que Acaci leciona.

- Em 06/07/08, a partir das 18h, Salão Nobre da Pinacoteca do RN - Palácio da Cultura foi homenageado Mery Medeiros da Silva pelos seus 45 anos de Militância Política e Cultural. Organização Emmanoel Iohanan.

- Participação em 10/09/08 na EXPOSIÇÃO DE OBRAS DE LITERATURA NA I FEIRA DO LIVRO EM PARNAMIRIM/RN, promoção da Secretaria de Cultura do Município. Convite encaminhado pelo poeta Acaci.

- Esteve na CIENTEC em 23/10/08 no recital organizado por Socorro Evangelista no palco cultural da feira na Praça Cívica da UFRN com a Academia Feminina de Letras do RN e a AJEB - Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil/RN.

- Sarau na Escola Municipal Dalva de Oliveira a convite do professor Kassios Araújo. Jania falou sobre poesia após fala de Tarcísio Gurgel.

- Sarau na Escola Estadual União do Povo em Cidade Nova, organizado pelo poeta e produtor cultural Josenildo Brasil. Homenagem ao poeta Américo Pita e a Rosa Ramos Regis, que lançaram seus livros na ocasião além de comentarem sobre suas obras.

CONCLUSÃO:

Foram inúmeras atividades desenvolvidas em 2008, registrando a atuação da SPVA/RN por onde passava. Recebeu muitos convites, visitou de universidades a escolas públicas e privadas de ensino fundamental, sempre levando a poesia como forma de transformação de cidadania, reflexão e deleite para o espírito. Alguns projetos não se concretizaram, contudo foram úteis na divulgação e difusão da imagem do poeta da entidade que viajou através da rede da internet e através dos passos de Deth Haak como representante dos Poetas del Mundo e através dos seus poetas sempre ativos, dinâmicos, irrequietos e insatisfeitos com o agora, sempre construindo um futuro melhor de vitórias e de visibilidade.

Eis a grande contribuição da gestão biênio 2007/08, não deixar fenecer a chama aguerrida da esperança imbatível dos poetas e afins da SPVA/RN em seus 11 anos de atuação incansável em busca do pódio do reconhecimento do seu árduo labor literário e artístico.

Natal, 09 de maio de 2009-05-09



Pedro Grilo Neto

Presidente SPVA/RN

Biênio 2007/08





Jania Maria Souza da Silva

Direção de Eventos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

CLICK NAS IMAGENS ABAIXO!

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com

http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/    http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/   http://lancamentosdelivros-da-spvarn.blogspot.com/